quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Nutrição contra a poluição!


Nós ouvimos falar tanto que as grandes cidades estão muito poluídas, mas quantos de vocês fazem uma relação entre poluição e nutrição?
Os poluentes liberados por veículos e industrias entram em contato com nosso pulmão e desencadeiam reações no nosso sistema de defesa, que podem provocar uma inflamação sistêmica, ou seja, no corpo todo, além da produção de radicais livres.
Os antioxidantes são armas poderosas contra a temida poluição que enfrentamos no dia-a-dia. Sabia que nosso corpo PRODUZ antioxidantes? Mas eles só são produzidos quando temos nutrientes para isso. São eles:

  • enzima superóxido dismutase (SOD), ela só é produzida quando você tem quantidade adequada de zinco, cobre e manganês (presentes em crustáceos, cereais integrais e castanhas)
  • catalase, dependente de ferro
  • glutationa peroxidase, depende do selênio (castanha do Brasil ou castanha do Pará) para ser produzida.
Além dessas enzimas as vitaminas E, encontrada em castanhas e sementes e C das frutas cítricas são importantes para defender nosso organismo do ataque constante da poluição.

Agora, se você quiser incrementar ainda mais seu sistema de defesa comece a usar os fitoquímicos, que são moléculas naturais com atividade antioxidante presentes em diversos alimentos, são elas:

cebola roxa, brócolis, couve-flor, maçã, berinjela
salsa, alcachofra e aipo
uva, pimentão, frutas cítricas, frutas vermelhas e roxas
soja, tofu, grão-de-bico, lentilha e feijão branco
chá verde, cacau e vinho
açafrão
mamão, manga, cenoura, abóbora e batata doce
tomate, melancia e beterraba
ervilha, agrião e repolho
gema de ovo e milho

Se proteger nem é tão difícil assim né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário