quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Benefícios Funcionais da Ghee


O que é?


A manteiga ghee é a gordura derivada do leite após total remoção da água e de suas partes sólidas. É um alimento fundamental na mesa das famílias indianas, considerada “o ouro líquido” que aparece nas antigas escrituras indianas. Segundo a Ayurveda, ghee estimula a produção de Ojas, base da imunidade e a essência de todos os tecidos do corpo, promovendo renovação física e mental; aumenta a inteligência, refina o intelecto e melhora a memória. Para os praticantes de yoga, a ghee serve como lubrificante natural das articulações, auxiliando na flexibilidade para a prática dos ásanas (posturas). No Brasil temos a nossa versão de ghee, que é a manteiga de garrafa, muito usada no Nordeste do Brasil. 

Quando a ghee é preparada através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos, o resultado é um óleo dourado, transparente e que não fica rançoso.


Os benefícios


A diferença entre a manteiga normal e a ghee é que essa última passa por um processo de clarificação, onde é retirada toda a lactose, sal e qualquer toxina que possa fazer mal ao organismo. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal.
A ghee contém vitamina A, o que a torna uma excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres, além de ter poder anti-inflamatório. Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido. Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama.

É importante reforçar que ela continua sendo um tipo de gordura de alto valor calórico, e apesar dos benefícios nutricionais, ela possui cerca de 110 calorias por colher de sopa, sendo assim, ela não é uma aliada para as pessoas que procuram perder peso ou que estão mantendo uma dieta mais restrita.

Com o processo de clarificação, toda a lactose é eliminada e, por isso, pessoas com intolerância à substância podem consumir o alimento sem nenhuma restrição.

É uma das gorduras que apresenta maior smoke point: 252°C, ou seja, pode ser aquecido a temperaturas altas sem alterar suas propriedades, diferente do óleo vegetal que quando é aquecido, torna-se tóxico para o organismo.


Culinária


Possui sabor e aroma que atraem, muito mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menor quantidade. Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos, ou até mesmo passada no pão, como a manteiga tradicional. Outra maneira é misturando-a a outros ingredientes funcionais como ervas, castanhas e sementes, criando um tipo de patê saudável. Pode ser usada no lugar de óleos e gorduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário