sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Que tipo de gordura usar?



Quem se lembra da comida da avó feita com banha de porco? Boa, né? Pelo menos o pessoal mais velho vai lembrar. Era saborosa e, acredite se quiser, era mais saudável comparada àquela que comemos hoje!
Gordura animal, na época que fiz faculdade, era considerado um sacrilégio contra a saúde! Se você quisesse ser saudável, tinha que passar longe! A explicação cientifica era: gordura saturada provoca aumento de colesterol e gordura insaturada não.
A partir de agora comece a mudar sua concepção sobre isso: GORDURA SATURADA NÃO FAZ MAL A SUA SAÚDE!
Pode começar a festejar! E jogar fora todo aquele óleo de cozinha que você tem em casa: canola, girassol, soja, milho...
Esses óleos são extraídos das sementes e dos grãos pela indústria, por meio de calor e pressão, além disso, solventes são requeridos para a extração, além de outros produtos químicos para deixar o óleo claro e límpido.
Pois bem, vamos para a parte mais científica: quando você está fritando ou cozinhando em uma alta temperatura (próximo de 180°C), as estruturas moleculares de gorduras e óleos mudam. Acontece o que chamamos de oxidação – elas reagem com o oxigênio do ar formando aldeídos e peróxidos de lipídio. Na temperatura ambiente, algo semelhante acontece, mas de maneira muito mais lenta. Quando lipídios se decompõem, eles se tornam oxidados, ou seja, um tipo de radical livre.
O consumo de aldeídos, mesmo que em pequenas quantidades, tem sido relacionado a um risco de doenças do coração e câncer. Óleos produzem mais aldeídos, aliás, muito mais, que banha, manteiga e azeite extra virgem!
A cada vez que você reutiliza o mesmo óleo, ele se torna mais tóxico e perigoso!
O que usar na cozinha, então?
  • 1.    Azeite de oliva extra virgem
  • 2.    Banha de porco
  • 3.    Óleo de côco extra virgem
  • 4.    Ghee (manteiga clarificada)
  • 5.    Manteiga (que não é margarina, hein!)

Complicada essa Nutrição, você deve estar pensando, um dia faz bem no outro faz mal... É assim mesmo, gente! À medida que as pesquisas avançam nós avançamos também! A meta é a vida mais saudável, com mínimo possível de alimentos industrializados, O “FEITO EM CASA” nunca esteve tão na moda como hoje!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário